SEJA BEM-VINDO!

Viver mais e com Saúde: Esse é o nosso lema!

Sejam todos bem-vindos ao Blog da Acqua Fórmula. Aqui você vai encontrar conteúdos, dicas, estudos, exercícios, receitas, palavras de especialista, resposta de dúvidas e tudo que seja importante para cuidar da sua SAÚDE.

O que você faz para ter uma vida melhor? Quais são seus hábitos saudáveis e diários para seu bem-estar físico e emocional? Saúde não caracteriza só a ausência de doenças, seu conceito é muito mais amplo e envolve nosso bem-estar físico, mental e social. Quais as pequenas mudanças que podemos fazer no nosso dia-a-dia para viver melhor? Essas e outras questões nós vamos abordar aqui, buscando a promoção da saúde, o bem-estar, beleza e autoestima. Vem com a gente?

Equilíbrio é a palavra chave

Hábitos saudáveis, a busca pela felicidade, o bem-estar físico e emocional. O conceito do que chamados de saúde, ou estar saudável, envolve o equilíbrio disso tudo, tanto que a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidades”. Sendo assim, não basta apenas estar sem nenhuma doença, o conceito de saúde é mais amplo que isso, é necessário estar bem consigo mesmo, com seu corpo e sua mente. Todos querem se sentir bem e para alcançar isso dependemos de comportamentos individuais, de eu querer buscar o que é melhor para mim e de coisas e atitudes que me satisfaçam e também de aspectos coletivos que vem da relação entre as pessoas. Com pequenas atitudes podemos melhorar nossa qualidade de vida Dados do Ministério da Saúde apontam que doenças associadas ao estilo de vida moderno são as que mais matam, mais que o trânsito e a violência. O perfil das enfermidades mudou, hoje em dia, com o ritmo acelerado, estresse, poluição, sedentarismo, alimentação inadequada, consumo de álcool e de cigarro, fez com que mais pessoas sofram de problemas no aparelho circulatório como infartos, derrames, diabetes e hipertensão, e cânceres.

Viver mais e melhor esse é o desejo da maioria das pessoas e para isso algumas mudanças no estilo de vida podem ser determinantes para melhorar nossa qualidade de vida.

• Alimente-se bem:

É através da alimentação que nosso corpo encontra os nutrientes essenciais para seu correto funcionamento. Dê preferência para alimentos naturais e integrais, frutas, verduras e carnes magras. Evite alimentos industrializados, frituras e doces.

• Se hidrate:

Nosso corpo é constituído grande parte por água e é a água que ajuda a manter nossos órgãos em bom estado e funcionando corretamente. As reações químicas que acontecem no nosso organismo dependem de água, é ela que transporta nutrientes e leva os resíduos para longe das células do corpo, ajuda a regular a temperatura corporal, tem papel fundamental ainda na respiração, digestão, nos sistemas de defesa, na pele, enfim, em tudo que é necessário para manter a vida. Devemos ingerir em média dois litros de água por dia, essa quantidade varia de acordo com a temperatura e as atividades que cada indivíduo exerce. Nós fazemos a ingestão de água através das bebidas (água, sucos, água de coco) e também por alimentos que contem água.

• Movimente-se:

Saia do sedentarismo. Use as escadas, vá a pé ou de bicicleta para o trabalho, leve o cachorro para dar uma volta. São pequenas mudanças no seu dia-a-dia podem fazer a diferença em longo prazo.

• Pratique uma atividade física:

Os benefícios da prática regular de exercícios físicos, além de melhorar o condicionamento físico, favorecem a perda de peso, ajuda a regular a pressão arterial, diminui o estresse, a ansiedade, a depressão e proporcionam uma sensação de bem-estar e disposição. Escolha uma atividade com a qual você se identifique. O exercício deve ser antes de tudo um momento prazeroso e não uma obrigação.

• Tenha mais contato com a natureza:

Reserve um tempo para passear em áreas verdes. Deixe de lado o caos e o asfalto e vá à praia ou a um parque. Esvazie a cabeça e aprecie o silencio e o ar puro. Estar em harmonia com a natureza faz bem para o seu equilíbrio emocional.

• Respire fundo:

Nosso corpo precisa de oxigênio. Uma respiração profunda ajuda a acalmar e dar clareza à mente e ao corpo em geral. Faça isso preferencialmente em um lugar com ar puro, aproveite o contato com a natureza e respire fundo durante alguns minutos do seu dia.

• Tenha um bom relacionamento com familiares e amigos:

O bom convívio social e familiar é fundamental para promover a saúde e melhorar a qualidade de vida. O bom relacionamento trás ao indivíduo mais calma e alívio do estresse. Os laços familiares moldam e determinam os comportamentos em sociedade.

• Durma bem:

Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. Dormir bem recarrega as energias, mantém o equilíbrio geral do organismo, consolida a memória e regula a temperatura corporal.

• Evite o fumo e o álcool em excesso:

O consumo excessivo de álcool e fumo faz mal para a saúde, prejudica o sono, pode acelerar o processo de envelhecimento e aumentar o risco de desenvolver algumas doenças.

O mais importante na busca pela saúde e bem-estar, é estar bem consigo mesmo e com o meio que o envolve. Manter atitudes positivas, manter boas relações com a família, no ambiente de trabalho e com a sociedade em geral, alimentar-se bem, praticar uma atividade física, são atitudes que podem aumentar a expectativa de vida, diminuir o estresse e melhorar sua qualidade de vida.

Quer mais dicas como essa? Não deixe de nos acompanhar 😉