Oleo de Melaleuca - Antifúngico Natural

O Oleo de Melaleuca (Tea Tree Oil) é um potente agente anti-séptico, antifúngico e parasiticida natural!   A Melaleuca é uma árvore nativa da Austrália. A parti...
Por: R$33,00


Ver parcelamentos no Crédito

Simular Frete

O Oleo de Melaleuca (Tea Tree Oil) é um potente agente anti-séptico, antifúngico e parasiticida natural!

 

A Melaleuca é uma árvore nativa da Austrália. A partir da destilação das suas folhas é possível extrair um óleo conhecido mundialmente pelas suas características benéficas. Devido às suas qualidades curativas, o óleo de Melaleuca (Tea tree oil) foi usado pelas tribos aborígenes da Oceania durante milhares de anos. As folhas desta planta eram esmagadas juntamente com lama, sendo a pasta assim obtida e aplicada no tratamento de cortes e infecções da pele. 

Nome científico: Melaleuca alternifólia

Nome popular: Tea Tree; Árvore de chá; Óleo de Melaleuca


Benefícios

 

O óleo de Melaleuca (Tea Tree Oil) é um potente agente anti-séptico, antifúngico e parasiticida natural, não tóxico e não irritante para os tecidos, que tem sido largamente testado clínica e laboratorialmente. O óleo de Melaleuca é reconhecidamente um germicida potente, eficaz em inibir o crescimento de diversos tipos de microrganismos, tais como: Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Candida albicans, Aspergillus Níger, Streptococcus pyogenes, dentre outros, mesmo na presença de sangue ou de material fecal.

 

Devido a grande complexidade química este óleo possui uma boa capacidade de impedir a resistência microbiana o que lhe confere uma excelente ação anti-séptica. Esta é, portanto uma das grandes vantagens de seu uso em substituição aos antibióticos convencionais.

 

No tratamento da Candidíase (Candida albicans) o óleo de Melaleuca é infalível. Experiências da Universidade de Hacettepe, Turquia, demonstraram ser ele eficaz sobre a Candidíase resistente aos medicamentos usualmente utilizados como o Fluconazol. Outros estudos da Escola Médica da Universidade de Wayne, EUA, demonstraram em pesquisa similar um potencial do tea tree no tratamento da candidíase orofaringeal refratária à Fluconazol em pacientes com AIDS.

 

O herpes labial (Herpes simples) é outro problema tratável com o óleo de Melaleuca em diluições de 6%.

 

É também considerado um recurso valioso dentro da odontologia no tratamento de doenças bucais e na prevenção da cárie.

 

O uso veterinário do óleo de Melaleuca é outra alternativa de valor. Ele demonstrou grande eficiência em uma pesquisa alemã na eliminação de diferentes tipos de microrganismos (ex. Malassezia pachydermatis) causadores de dermatite seborreica e micoses, especialmente em cães e gatos.

 

Apresenta também bons resultados em caspa, queda de cabelo e seborréia, eliminando a maior parte das bactérias e fungos que vêm associados a estes problemas como Pityrosporum ovale e Trichophyton sp. Já para o tratamento de piolhos é preconizado o uso de xampus com cerca de 5% de óleo de Melaleuca.

 

O Óleo de Melaleuca é extremamente seguro para ser usado como um anti-séptico tópico em concentrações que variam de 2,5 a 10%, não sendo recomendado o uso oral.

 


Nunca tome medicamentos ou suplementos sem a orientação de um médico, farmacêutico ou nutricionista. Este suplemento pode ser prescrito por nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia. Para melhores esclarecimentos sobre a indicação, posologia e contra-indicação, por favor nos consulte.

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Ruim           Bom
Hospitalar & Consultório:

· Soluções feitas com Óleo de Melaleuca podem ser usadas na desinfecção de materiais e superfícies;

· Sabonetes Anti-sépticos à base de Óleo de Melaleuca podem ser usados na desinfecção das mãos;

· Puro ou na forma de soluções, o Óleo de Melaleuca pode ser usado como anti-séptico na limpeza de ferimentos;


Produtos Infantis:

· Veiculado em Loções de limpeza ou em Sabonetes, pode ser usado diariamente na higiene (inclusive higiene íntima) dos bebês;

· Largamente utilizado em produtos antipruriginosos, especialmente após picadas de insetos;

· Como anti-séptico natural atóxico, pode ser usado em todos os tipos de afecções cutâneas infantis;


Anti-acneico:

· Sabonetes Líquidos e Loções Tônicas podem ser empregados com muita eficiência nos cuidados com a pele oleosa e acneica;

· Óleo de Melaleuca puro pode ser usado diretamente sobre as espinhas;


Produtos Capilares:

· Usado em shampoos e/ou loções capilares, apresenta atividade anticaspa e anti-seborreicas;


Outros Produtos:

O óleo de Melaleuca encontra aplicação terapêutica em diversas áreas, seja puro ou aplicado em soluções, géis, emulsões ou detergentes em:

queimaduras; pequenos ferimentos; picadas de insetos; infecções ginecológicas (Candidíase); Micose nas unhas; Pé de atleta;
cortes e lesões cutâneas; pediculose (piolhos e lêndeas); ulcerações bucais; herpes; gengivites; furunculoses; demodecose (blefarite); higiene dentária.
Óleo Puro de Melaleuca (TEA TREE OIL)
Pingar no local afetado 3 vezes ao dia.
3 meses.
01. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado. 02. Imagens meramente ilustrativas. 03. Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto. 04. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico. 05. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. 06. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem. 07. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças e animais domésticos. 08. Este produto não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. 09. Este produto não deve ser utilizado durante o período de amamentação sem orientação médica. 10. Embora não exista contraindicação relativa à faixa etária, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta. 11. O produto deve ser ingerido e não mastigado. 12. "AO PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".
Cosmetics e Toiletries Jan/Fev 2002;
Informativo Pharma Special, 2004.
Fabian László. Enciclopédia de Fitoaromaterapia. No prelo.
Gao, Ying-Ying et alli Clinical Treatment of Ocular Demodecosis by Lid Scrub with Tea Tree Oil. Comea. vol. 26 n.2, february, 2007.