Cosmecêuticos você sabe o que são?

As prateleiras estão cheias de novos produtos para beleza. Muitos deles se intitulam de Cosmecêuticos! E afinal você sabe o que são? São inúmeras opções, com os mais variados princípios ativos, para mais diversas causas e tipos de pele e cabelos. Vem com a gente tirar essa dúvida!

A busca para manter a jovialidade, a preocupação com a saúde e bem-estar, faz com que a procura por produtos de beleza cresça a cada dia. O mercado da beleza não fica para trás e está sempre em busca de novos produtos para satisfazer seus consumidores.

Graças aos avanços tecnológicos nas áreas cosmética e farmacêutica, novos produtos vêm sendo criados e a promessa que eles trazem é tentadora: combater o envelhecimento, aumentar a síntese de colágeno e elastina, reduzindo rugas e linhas de expressão, para isso, esses produtos agem nas camadas mais profundas da pele, são os chamados cosmecêuticos – você já deve ter ouvido esse nome.

Os cosmecêuticos estão se tornando uma classe de produtos de beleza cada vez mais importante, eles são os queridinhos dos tratamentos estéticos e cuidados com a pele. O termo cosmecêuticos ou dermocosméticos como também são chamados, nasceu da junção entre cosméticos e produtos farmacêuticos, ou seja, na sua formulação existem princípios ativos que penetram nas camadas mais profundas da pele e que realmente melhoram a condição da pele.

Muito se escuta os termos cosméticos e cosmecêuticos, mas você sabe a diferença?

Com o crescimento do mercado da beleza, as opções de produtos e linhas de tratamento aumentam e com isso diversos nomes surgem. Cosmecêuticos também podem ser chamados dermocosmético, cosmético funcional, cosmético de desempenho ou, ainda, neurocosmético. Para evitar confusão, chamaremos aqui somente cosmecêuticos.
Antes dos cosmecêuticos dominarem o mercado da beleza, existiam somente os produtos que chamamos de cosméticos. Por definição da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), cosméticos são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo para uso nas diversas partes do corpo como pele, cabelos, unhas, lábios e dentes, cujo objetivo principal é limpar, perfumar, proteger e/ou manter em bom estado.
Ou seja, os cosméticos agem somente na camada superficial da pele, a epiderme, e como não atingem as camadas mais profundas da pele, não tem a capacidade de causar qualquer alteração estrutural ou atingir resultados maiores como tratar problemas de pele mais agressivos.
Os produtos cosméticos não precisam de estudos científicos para comprovar sua eficácia e fazem parte desse grupo produtos como hidratantes, shampoos, sabonetes, perfumes, desodorantes, entre outros.
Já os cosmecêuticos são uma classe que estão entre os fármacos e os cosméticos. O termo surgiu através da junção das palavras “cosmético” e “produto farmacêutico”. Esse termo foi difundido pelo médico Albert M. Kligman, dermatologista americano, na década de 80 e descreve os cosméticos que contêm ingredientes que são bioativos, ou seja, substâncias que tem a capacidade de alterar a estrutura da pele, já que age na derme, camada profunda da pele.
Os cosmecêuticos tem uma iteração maior com o organismo e eficácia comprovada por estudos. Esses produtos são capazes de corrigir danos da pele, repor elementos que se perdem com o envelhecimento e são usados no combate de doenças e problemas estéticos.
Os produtos cosmecêuticos normalmente tem funções objetivas como rejuvenescimento, eliminação e tratamento da acne, aproximando-se muito de um medicamento, mas respeitando e seguindo as regras do segmento cosmético. Na ANVISA, os cosmecêuticos são classificados como “cosméticos de grau 2” e podem ser manipulados ou vendidos prontos e não necessitam de receita médica para serem comprados.

Combate ao envelhecimento precoce? Vá de cosmecêuticos!

Já vimos que os cosmecêuticos podem ser definidos como produtos que combinam os benefícios de um cosmético com um produto farmacêutico, e uma das linhas que os cosmecêuticos atuam é no combate ao envelhecimento precoce.
Manter uma pele jovem e saudável é o interesse da maioria dos homens e mulheres, tanto que o setor de produtos antienvelhecimento vem crescendo muito nos últimos anos. A pele é nosso cartão de visita e como fica exposta diariamente a agressões químicas e físicas, é o órgão que mais sofre.
Os cosmecêuticos são nossos aliados e estão aí para nos ajudar a manter-se mais jovem, prevenir danos causados na pele, tanto por fatores externos como por fatores internos e corrigir os danos já existentes na pele.
O envelhecimento da pele é um fenômeno que inclui alterações ocasionadas pelo processo natural do envelhecimento e é inevitável e comum a todas as pessoas. São o que chamamos de fatores intrínsecos e está relacionado a fatores genéticos. Porém, alguns fatores, os chamados extrínsecos, se dá pelo excesso à exposição à luz solar, hábitos não saudáveis, como fumo e má alimentação e outros fatores ambientais como poluição, vento, microrganismos.
A preocupação da cosmetologia e o uso de cosmecêuticos no processo de envelhecimento é de prevenir e atenuar esse processo por meio do uso de substancias antioxidantes e foto protetoras. Alguns ativos utilizados com eficiência comprovada são o Ácido Hialurônico, Ácido Retinóico, Vitamina E, Vitamina C, polifenois do chá verde e os ácidos glicólico, lático, cítrico, pirúvico, málico e tartárico, entre outros.

Mas você deve estar se perguntando: os cosmecêuticos realmente funcionam no combate ao envelhecimento?

Sabemos que o processo de envelhecimento é algo natural e envolve diversos fatores. A foto proteção, a hidratação, o estímulo à regeneração celular, entre outras propriedades fornecidas pelos cosmecêuticos, ajudam sim para a boa aparência e saúde da pele. Claro que outros cuidados devem ser incorporados, como a boa alimentação, exercícios e o abandono de maus hábitos como fumo e bebida. Sua pele agradece!

Conheças as nossas cápsulas da Beleza:

http://www.acquaformula.com.br/manipulados-quatro-pilares-contra-envelhecimento